A DENGUE NOVAMENTE
A Dengue é uma doença causada por um Arbovírus e transmitida de uma pessoa para outra através do mosquito AEDES AEGYPTI. Esse mosquito vivia na mata, mas atualmente, devido ao progressivo desmatamento promovido pelo homem, é encontrado nas residências. As larvas que saem dos seus ovos crescem em água limpa, acumulada nas plantas e recipientes domésticos como potes, latões, vasilhas, garrafas, pneus, pratos de plantas etc.
Por ser um mosquito especialmente caseiro precisamos destruir seus locais de reprodução. Essa é a maneira mais sensata, econômica e eficaz de prevenir a Dengue, e, embora as autoridades de saúde informem através dos veículos de comunicação, muita gente não acredita nem toma as providências corretas para evitar a Dengue.
Pode-se também matar os mosquitos adultos com vaporização de inseticida caseiro e fumacê; pode-se usar tela nas janelas da casa, repelentes na pele e Permetrina na casa ou nas roupas.
Após a picada do mosquito e a multiplicação dos vírus dentro do nosso corpo, aparece a febre, geralmente alta, durante dois a cinco dias, algumas vezes com período de remissão e retorno da febre, que às vezes é o único sintoma. Pode haver também dor no corpo, juntas e ossos (como ossos quebrados); dor de cabeça por trás dos olhos, fotofobia, leve conjuntivite, faringite, falta de apetite, náuseas, vômitos; cansaço exagerado, dor ao toque dos músculos e abdome, erupção na pele(generalizada e nas juntas), e, às vezes, choque e até febre hemorrágica.
Algumas pessoas custam a se recuperar, ficam fracas e debilitadas por duas a três semanas, outras apresentam hemorragia séria e choque.Às vezes precisamos diferenciar a Dengue de outras viroses, leptospirose, riquetsiose, mononucleose e até de gripes comuns.
Também chamada de “Febre quebra-ossos”, e de “Quarta moléstia”, a dengue tem apenas na Homeopatia um tratamento bom e seguro:
-Ao início da dengue: Aconitum, Eupatorium, Gelsemium, Psorinum, Rhus tox.
-Com debilidades e desidratação: China, Carbo vegetabilis, Croccus sat, Ferrum, Nitricum.ac, Veratrum album, Natrum mur e hidratação oral ou venosa.
-Para a forma hemorrágica: Arsenicum alb, Carbo veg, China, Crotalus hor, Lackesis.
O médico homeopata fará a escolha do medicamento melhor indicado para cada caso, de acordo com o quadro clínico-laboratorial e sintomas apresentados.
terça-feira, 24 de junho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário